quarta-feira, 20 de julho de 2011

Coordenador de Turismo de Campina Grande (PB) vem conhecer Festival Cubatão Danado de Bom

Os municípios devem se tornar cidades-irmãs. Artesãos paraibanos vão expor e ministrar oficinas durante o Festival cubatense, em novembro

Dentro da série de ações para tornar o Festival Cubatão Danado de Bom deste ano ainda maior, a Prefeitura de Cubatão recebeu o coordenador de Turismo de Campina Grande (PB), Gustavo Pontinelle, nesta quarta-feira (13/7). A cidade paraibana realiza o que é considerado hoje o maior São João do mundo, e uma das festas mais importantes do Nordeste. A reunião aconteceu a partir de um convite da prefeita Marcia Rosa, que foi representada neste encontro pelo chefe de gabinete, José Carlos Ribeiro dos Santos.

A troca de experiências agrega valor à organização da segunda edição do Cubatão Danado de Bom, que agora faz parte do calendário oficial da cidade. A prefeita Marcia Rosa ressalta que o festival é uma grande homenagem à cultura e ao povo nordestino. O chefe de gabinete destaca que a cidade tem convênios de cidades-irmãs com municípios de vários estados e até de outros países, mas não com a região do Nordeste: “Será um prazer termos Campina Grande como cidade-irmã e a partir de agora selamos um compromisso de que isso será feito para deixar o nosso festival ainda mais bonito”, afirmou.
Já o coordenador de Turismo de Campina Grande comentou que as cidades têm muito em comum e por isso será gratificante firmar essa parceria em breve. “Eu vejo um futuro maravilhos para o Cubatão Danado de Bom, porque realizar essa festa já é uma ideia extremamente rica e feliz. Com certeza, o ‘Danado de bom’ já pode ser considerado o maior festival nordestino fora do Nordeste”, afirmou Gustavo Pontinelle. A partir disso, o festival cubatense vai contar com a presença de artesãos, escultores e artistas plásticos paraibano que participam do São João de Campina Grande através de uma futura parceria entre os dois municípios.
Essa proposta teve início quando o secretário de Cultura de Cubatão, Welington Borges, foi conferir o evento paraibano, que acontece sempre entre os meses de junho e julho e este ano, durou 31 dias, atraindo mais de 2 milhões de pessoas. Para o secretário, diversas iniciativas bem sucedidas, adotadas em Campina Grande, devem ser compartilhadas no festival de Cubatão. A cenografia e a decoração, já consagradas no evento paraibano, devem servir de inspiração ao Danado de Bom 2011.
Durante a visita de Welington Borges à Paraíba, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital, elogiou a iniciativa de criação do Festival Danado de Bom, garantindo, inclusive, sua participação na 2º edição do evento: “Acredito que toda manifestação que divulga a Cultura Nordestina é importante. Fico feliz ao ver que Cubatão valoriza o Nordeste através da festa e de seus moradores. Creio que através dessa identificação, os dois municípios passam a ter muito em comum, inclusive, um vínculo afetivo através da Arte”, disse Veneziano.
A previsão é de que o Cubatão Danado de Bom 2011 receba cerca de 70 mil pessoas, em 35 horas de atrações e com a participação de 120 artistas das mais diversas vertentes – entre eles Zé Ramalho, Daniela Mercury e Cavaleiros do Forró. Este ano, haverá homenagem ao cearense Chico Anysio, que terá uma cidade cenográfica com seus personagens mais conhecidos passeando por lá.
Outros cinco nordestinos, que vivem há mais de 30 anos em Cubatão, também vão ter reconhecimento no Festival. São eles: Camarão do Forró, Agulhão do Mar, Seu Raimundo, Chapéu de Couro e Sanfoneiro Lêla, todos conhecidos na cidade por estes apelidos. Vários espaços vão trazer os sabores, artesanato, literatura, folclore, danças e músicas nordestinos. O festival acontece de 11 a 15 de novembro, no Kartódromo de Cubatão.

Texto Original - Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário